Como o Revenue Management pode ajudar definir o preço justo para o seu aluguel de temporada

Você sabe o que é o Revenue Management (RM)?
Se você faz parte do universo da hospedagem  e turismo, talvez já tenha ouvido falar no termo Revenue Management.
Ou até sabe do que se trata, mas até hoje não conseguiu entender realmente como funciona esse negócio na prática. Trata-se de uma estratégia financeira que dita a política de preços. É uma maximização das receitas com base em técnicas de precificação, oferta e demanda. Como resultado, possibilita um equilíbrio entre sua taxa de ocupação e os lucros.
O RM pode ser útil para a minha hospedagem?
Apesar dos diferentes tamanhos e modelos de hospedagem, os objetivos dos anfitriões além da experiencia de hospitalidade é também aumentar a sua taxa de ocupação. Porém, no aluguel de temporada, assim como em qualquer outro negócio, aumentar a receita não necessariamente significa aumentar os lucros. Assim através de um bom gerenciamento das receitas se pode obter o tal lucro almejado.
Esse princípio é bem parecido com o adotado pelos comerciantes no final da feira. Em vez de voltar para casa com alguns legumes, por que não colocá-los à venda em pequenos pacotes por um preço mais baixo. O lucro cai, é fato, mas acontece, diferente de voltar pra casa com a mercadoria. Mas por outro lado poucas reservas feitas a uma diária mais alta podem se traduzir em melhor rendimento do que mais reservas feitas a taxas supostamente competitivas.
E é exatamente sobre isto que trata o Revenue Management ou  “gerenciamento de receitas” ou RM

A história do Revenue Management começou nos Estados Unidos na década nos anos 70. Até essa década era o governo quem regulamentava as tarifas praticadas pelas companhias aéreas. Quando uma lei derrubou essa prática, as companhias passaram a estudar e entender melhor a oferta e demanda do seus voos e tarifários, praticando então os conceitos de Revenue Management. Somente nos anos 90 o RM chegou ao setor hoteleiro e de turismo, sendo aplicado principalmente pelas grandes redes hoteleiras em todo mundo.

E finalmente, o RM começa a chegar ao aluguel de temporada como uma pratica de manutenção de preços justos para o anfitrião e hospedes.

Quer saber mais a respeito do Revenue Management ? Então, dá uma olhadinha neste link do Stay Blog :

http://stays.net/blog/revenue-management-para-aluguel-de-temporada/?utm_campaign=conteudo_-_como_mudar_o_preco_da_diaria_pode_aumentar_seu_faturamento&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

E também do Hospedin Blog:

http://blog.hospedin.com/revenue-management-na-hotelaria/