O Airbnb faz 10 anos

O que é o Airbnb

Airbnb é uma sigla para Air Bed & Breakfast, que era o nome original da empresa quando foi criada, em 2008, na Califórnia. A ideia surgiu quando seus fundadores, notando a dificuldade de se achar onde ficar em São Francisco, resolveram colocar colchões de ar (dia “Air”) na sala da casa em que moravam, transformando-a num “Bed & Breakfast” (mais ou menos o conceito de pousada aqui no Brasil).

Hoje o Airbnb é um site que possibilita a comunicação entre viajantes de todo o mundo  e donos de imóveis. È uma plataforma digital que  chama atenção pelo seu o leque de opções.  Se tem com pouco dinheiro é possivel  arranjar um lugar para dormir. Já, se o orçamento não está apertado, estúdios, pequenos apartamentos ou casas são ótimas opções. E para quem viaja em família e quer a facilidade de poder cozinhar, nada melhor do que alugar uma casa espaçosa, com jardim, piscina e churrasqueira.

E no Brasil?

No Brasil o Airbnb  é cada vez mais popular. Isto porque mais pessoas  aderem ao site, e passam a oferecer um quarto vago que está sobrando em casa ou um apartamento mobiliado que não está sendo usado.

Assim é o Airbnb hoje no Brasil:

https://youtu.be/F6OUih8p7wA

Na plataforma também é possível reservar outros serviços, como passeios e experiências nos destinos das viagens, sempre com foco em oferecer aos visitante uma noção mais real de como vivem os moradores locais.

Os 10 anos da empresa

Este ano a empresa completa 10 anos de atividade e tem muito a comemorar com o valor de mercado que já ultrapassou a marca dos U$ 30 bilhões e um faturamento de U$ 2,6 bilhões em 2017. Mas o sucesso da plataforma também está cercado de polêmicas. Grupos hoteleiros foram os primeiros tentam denunciar uma concorrência desleal. Mas o ponto critico da discussão gira em torno do mercado de aluguel, que em algumas cidades, reduziu drasticamente. Isto em parte devido ao aluguel de temporada, via plataformas digitais, que se tornou mais lucrativos para os proprietários de imoveis.

Mais informações no link:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/16/airbnb-completa-10-anos-em-cenario-cada-vez-mais-regulamentado.ghtml