Como o Google Trends pode te ajudar a definir o valor do seu aluguel de temporada

O aluguel de temporada pode ser muito rentável, mas é importante definir com muito cuidado  o valor a ser cobrado pela locação para realmente valer a pena dispor seu imovel.

Então mesmo que muitas vezes nos empolguemos com o lucro, é preciso prudencia para não definir um valor que não condiz com as características e condições do imóvel. Uma boa dica neste caso é pesquisar, comparar com imóveis similares e estar sempre atento às mudanças do mercado.

Outra dica importante é listar todas as sua despesas. Coloque tudo na ponta do lápis: IPTU, internet, energia elétrica, água, limpeza, condomínio, etc.

Além disto, quando o mercado está aquecido, ou seja, quando as pessoas possuem maior entradas de dinheiro são as épocas em que elas aceitam pagar um pouco a mais por seu lazer. Assim, é possivel aumentar o valor do imóvel em altas temporadas pois  a procura é intensa. Exemplo disto são os feriados nacionais, carnavais, férias ou festas de final de ano, onde os preços das diárias tendem a ser bem maiores pela lei da oferta e procura.

Como já sabemos que o aluguel de temporada está cada vez mais competitivo, é importante utilizar uma estratégia de preço quando for anunciar, alterando os valores quando for baixa, média e alta temporada. Para ajudar nesta precificação já existem varias ferramentas tecnológicas de fácil acesso como o Google Trends que pode te dar uma ideia de valor de mercado de um imóvel qualquer num determinado período em qualquer região do planeta.

Basicamente, o Google Trends é um enorme banco de dados que ajuda a entender as tendências de pesquisas de dado, que mostra a relevância e o volume de buscas por determinado tema ou assunto durante um período de tempo. Mas este banco de dados pode te informar o valor de um aluguel em qualquer parte do mundo. E isto pode ser útil na sua decisão do valor do seu aluguel de temporada.

Para saber mais sobre o Google Trends veja este post no blog GoHouse:

https://blog.gohouse.com.br/como-precificar-um-imovel-google-trends/?utm_campaign=newsletter_-_0409&utm_medium=email&utm_source=RD+Station