Vamos de bike?

Ate algum tempo atras, muitos não acreditavam que havia possibilidade de circulação seguro dos ciclistas no Brasil. No entanto, todos os dias novos adeptos descobrem o fascínio que a bicicleta pode ter em suas vidas, na preparação física, na sensação de bem estar, liberdade e autonomia. A exemplo de outros países (Japão, China, Holanda, Dinamarca etc.), onde as ciclovias e ciclofaixas são um suplemento básico para o transporte, esporte e lazer, cidades brasileiras estão implantando projetos para este sistema funcionar com o mesmo sucesso, incentivando cada vez mais pessoas à prática da modalidade.

As bikes são os veículos individuais mais utilizados no país, constituindo a unica alternativa ao alcance de todas as pessoas, não importando a renda, podendo ser usadas por aqueles que gozam de boa saúde, a partir da infância até a idade mais avançada. A Organização das Nações unidas (ONU) elegeu a bicicleta como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta.


Mais do que uma tendência ou hábito, trocar o carro por bike tem conquistado cada vez mais os brasileiros, mas já faz parte das políticas públicas em alguns países europeus. “Essas ações buscam solucionar problemas de mobilidade, promover a saúde da população e sanar as doenças das cidades dependentes de carro, como poluição, congestionamento e estresse.

Razoes para tirar a bike da garagem

 
Para você:
Praticar um esporte que faz bem para a saúde, permitindo que preste atenção ao corpo;
Melhora a disposição física para as atividades do dia a dia;
Melhora a autoestima e o humor;
Propicia liberdade e o sentimento frequente de recompensa;
É excelente para pequenas compras;
É de custo acessível;
É o mais prático meio de locomoção para pequenos trajetos.


Para a sociedade:
Diminui conflitos no trânsito;
Diminui a poluição;
Economiza espaço urbano;
Melhora todos os índices ambientais.

Como andar nas ruas com segurança


– O trânsito de bicicletas deve ser feito pelo lado direito da pista, próximo ao meio-fio e, quando em grupo, em fila única um atrás do outro;
– Nunca transitar sobre as calçadas;
– Nunca se agarrar na traseira ou lateral de outros veículos;
– Nunca se infiltrar em meio a veículos em movimento;
– Respeitar as faixas de pedestres;
– Obedecer sempre à sinalização de trânsito;
– Evite ruas muito movimentadas (grandes avenidas, rodovias);
– Cuidado com veículos estacionados, uma porta pode se abrir a qualquer momento!
– Atenção com saídas de garagem.

Dicas de segurança e trafego de bike veja aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=GcIKxkdMchc&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0-chTtG0Mx7r7Ja-HR002m7EQVOaXlEEBV88e2sDX9UwQuaVoK_rjfJDU


– Use equipamentos de segurança: capacete, óculos ou viseira, cotoveleiras e joelheiras e roupas apropriadas, claras e coloridas.
– Equipe sua bicicleta com equipamentos obrigatórios de segurança, são eles: espelho retrovisor esquerdo, campainha, refletores (olhos de gato) dianteiro, traseiro e laterais. Sinalize com a mão sempre a intenção de realizar alguma manobra.

E o projeto “Corredores Sustentáveis Planície Entremares”?

O projeto esta rolando a todo vapor. Neste domingo teve a primeira bicicletada do projeto que contou com vários dos nossos anfitriões. Para ficar por dentro de tudo que esta acontecendo se inscreva aqui:

https://www.facebook.com/events/1008924532638561/permalink/1022215814642766/

E a @bicicletada apareceu na RIC TV. Veja aqui os nossos colegas pedalando:

https://www.youtube.com/watch?v=B5yEiW8SwWY&fbclid=IwAR3pvuu1clyOJW94c9C1x3qK6kjsVOAbAxbaZYbcOSdrbkhxIO67AVhmd3Y